1º John Mayer - Battle Studies
"John Mayer goes pop?" O cantor pode até não ter desenvolvido um álbum conceitual - como o antecessor "Continuum" - mas com esse 4º álbum ele encontrou o tema de guerra estranhamente atraente. E felizmente é atraente ao nossos ouvidos.
Destaque para Perfectly Lonely, Edge of Desire, Friends, Lovers or Nothing e Assassin. Como indicação está uma faixa bônus do álbum, um incrível cover de I'm On Fire do Bruce Springsteen.
2º Indigo Girls - Poseidon & Bitter Bug
A dupla folk lançou em 24 de março de 2009 o décimo segundo álbum em estúdio de sua carreira que contém 2 CDs, incluindo versões acústicas.
Me encanto com a melodia da primeira faixa, já é um bom convite para o resto do álbum. No geral, é um trabalho mais maduro do que seus antecessores. Um experiência no mundo folk, indie e country. De belas vozes, instrumentais e melodias.
3º Joss Stone - Colour Me Free!
Finalmente depois de muita batalha contra a gravadora, a cantora inglesa conseguiu lançar seu álbum e para surpresa de muitos, o que os chefões tinham engavetado por muito tempo, alegando ser pouco comercial, se tornou um álbum deliciosamente agradável, maduro e... pouco comercial! Isso não é desvantagem, o 1º single 'Free Me' consegue levar o álbum nas costas e Joss soa como veterana nesse ramo da música, não desapontando.
4º Dave Matthews Band - Big Whiskey and The Groogrux King
O álbum, lançado em 01 de junho de 2009, foi uma das maiores estréias do ano e o 1º single 'Funny The Way It Is' figurou pelos charts americanos. O álbum está bem maciço e coerente com a proposta da banda que já nos presenteou com canções incríveis como Angel, Crash Into Me e outras.
Solos e instrumentais sensacionais estão presentes e são marcas registradas dos caras. Destaque para Dive In, My Baby Blue e You And Me.
5º Davy Knowles & Back Door Slam - Coming Up For Air
Coming Up For Air é o seguimento dado ao álbum de estréia do Back Door Slam, Roll Away. Foi co-produzido por Peter Frampton que também co-escreveu duas músicas do álbum com Knowles. Davy Knowles também toca guitarra elétrica, acústica, bandolim, canta e contribui com backing vocals.
O álbum é marcado com incríveis guitarras e no meio desse barulho bom eis que surge a calmaria de 'Amber's Song', agradabilíssima. Também conta com a participação da cantora Jonatha Brooke na faixa 'Taste of Danger'.
6º Brooke White - High Hopes & Heartbreak
A finalista top5 da 7ª temporada do reality show American Idol surpreendeu a muito com seu álbum. High Hopes & Heartbreak, lançado em 21 de julho, mostra com entusiasmo Brooke canalizando alguns de seus ídolos como Fleetwood Mac, The Eagles e Elton Jonh.
O resultado é uma impressionante coleção de canções repletas de melodias mornas que te conquistam na primeira ouvida.
7º Gavin DeGraw - Free
Gavin DeGraw diz que o objetivo principal para seu mais recente álbum foi realmente para ter uma chance de fazer um registro um pouco mais indie. Apostou em faixas mais calmas - ainda com o piano - e todas as músicas são de sua autoria, exceto Indian Summer que é de Chris Whitley.
Apesar de ser um álbum curto, apenas 9 faixas, é uma excelente pedida. Destaque para Stay, Why Do Men Stray, Glass e Indian Summer.
8º Norah Jones - The Fall
Jones investiu na troca de estilo anteriormente influenciado pelo jazz por algo mais arriscado, investindo na guitarra ao invés do piano. E acertou em cheio. Não na troca mas sim na mudança. Sua voz ainda está marcante porém as músicas podem soar parecidas algumas vezes mas não chega a atrapalhar.
Chasing Pirates, o single de estréia não foi bem nos charts mas o álbum ainda vende e mostra que Jones é ainda um grande nome no mercado fonográfico e que pode arriscar quando quiser.
9º Third Eye Blind - Ursa Major
Third Eye Blind (freqüentemente abreviada por 3EB) é uma banda estado-unidense de rock alternativo formada em 1993, na cidade de San Francisco. Em 17 de agosto lançaram o álbum Ursa Major, que já conta com 'Bonfire' e 'Don't Believe a World' como singles.
Conhecidos por embalar trilha sonoras de vários filmes, os caras voltam com esse álbum diferente e ao mesmo tempo parecido com os sons que costumavam fazer. Excelente escolha pra quem curte o gênero.
10º Melody Gardot - My One and Only Thrill
Last but not least, conheçam Melody Gardot. Aos 19 anos ela foi atropelada e sofreu múltiplas-fraturas na região pélvica, cervical e da cabeça. Para recuperar alguma de suas antigas habilidades cognitivas, o seu médico recomendou que fizesse o uso da música como terapia.
O uso de elementos do Jazz, Blues e Folk em suas composições e o seu jeito suave de
de cantar, nos faz lembrar de Norah Jones em alguns momentos. No álbum estão presentes belíssimas canções onde também, com jeito de veterana, a jovem nos entrega o cover da música "Somewhere Over The Rainbow". Vale muito a pena!