sexta-feira, 4 de setembro de 2009

[Resenha] Colbie Caillat - Breakthrough (2009)

A californiana Colbie Caillat surgiu no mundo da música com o hit mundial "Bubbly", quem não conhece não é mesmo? Tocou até dizer chega aqui no Brasil hehe Mérito da novata - antes conhecida apenas no MySpace - que na época tinha apenas 22 anos e fez sucesso com o álbum "Coco", vendendo mais de 2.500.000 cópias mundialmente.

Semana passada foi lançado o álbum "Breakthrough" e para aqueles que gostaram do álbum de estréia aí vai uma surpresa: esse está infinitamente mais gostoso de ouvir!
Colbie não errou em nenhuma composição, as melodias combinam com os deliciosos instrumentais. Ora acústico, ora com pianos, snap fingers e tudo mais. A garota acertou em cheio!

O primeiro single, Fallin' For You, alcançou o #12 na Bilboard em sua semana de estréia e já vem sendo bastante executada nas rádios brasileiras (acabei de ouvir na transamérica hehe). Detalhe: parece que assim como aconteceu com "Midnight Bottle", "Fallin' For You" vai ser sucesso no Brasil devido uma novela, Viver a Vida, de Manoel Carlos, já incluiu a canção à sua trilha sonora.

O álbum começa muito bem com "I Won't", letra fácil, refrão grudento, melodia gostosa, podia fazer sucesso como single. A paradinha no refrão final caiu muito bem. Em seguida temos "Begin Again" - que tem uma reggae version como bônus - e já vem sido cotada como segundo single, ótima escolha, lembra algumas músicas do "Coco".
"You Got Me" começa com pianos engraçadinhos e você pode se perguntar: "quem estou ouvindo mesmo?", daí os vocais começam e você se familiariza. Parece Lily Allen algumas vezes, ótimo de se ouvir mas não confio como single. A faixa 4 e primeiro single, "Fallin' For You" funciona muito bem como carro-chefe, leve, descontraída e animada.
"Rainbow" é a faixa "praia" do álbum. "I’m still feelin the rain fall/And bouncin off my skin/How long do I have to wait for the sun to shine again" soa pretencioso pra você? Super recomendo para viagens, conversas à beira da praia. A participação do álbum fica por conta do excelente Jason Reeves na faixa "Droplets", já conhecida numa versão live. Pouca coisa mudou na versão em estúdio além da inclusão de bateria, ficou mais animada e ainda excelente. Lembra a ótima "Realize".
Se Rainbow é a faixa praia, "I Never Told You" é A balada do álbum. Linda e com ótimos vocais. Pode dar muito certo como um 3º single. "No, I never told you/I just held it in/And now, I miss everything about you", essa passagem para o refrão simplesmente é ótima, ficou muito boa e combinou com o tema, criando conectividade com a música toda e não apenas refrão e estrofes soltos numa melodia. Gosto disso nas músicas. "Fearless" é a musica preferida da cantora, não é pra menos, talvez seja a música mais pessoal. Com batidas diferentes e uma duração de de mais de 5 minutos, você não cansa de escutar. "So go on, go on and leave my love/Out on the street/I'm fearless/Better believe I'm fearless, fearless" explica bem o significado da música. E mais: os "so oh woh oh woh oh..." ficaram perfeitos.
"Running Around" talvez seja a faixa mais fraca do álbum mas não deixa de ser boa, me lembrou Sara Bareilles, o que é bom. A faixa título do álbum, "Break Through" tem o que os fãs chamam de "o melhor instrumental" do álbum. Estou longe de duvidar, é realmente envolvente apesar de não ser minha canção favorita. Vai ser aquela queridinha do álbum que não precisa ser single pra todos amarem. A partir do minuto 1:05 fica ótima.
Fechando o álbum temos "It Stops Today" e "Breaking at the Cracks". A primeira deveria ser intulada a canção do "eu" pela incrível quantidade de vezes que é falado "I" na música. Talvez isso atrapalhe um pouco na sonoridade mas ainda assim é ótimo e acaba acostumando depois (quem sabe você nem perceberia caso que não tivesse comentado). A última faixa termina convenientemente bem, calma, acústica e com quase 6 minutos.

O álbum traz canções com tonalidade pop, suaves e com temática pouco profunda voltada para o amor, relacionamentos e o simples prazer de viver. Uma escolha, resumindo, relaxante e agradável.

Infelizmente recebemos uma reivindicação de direitos da música e os downloads tiveram que ser retirados =/

2 comentários:

  1. Baixei todo o álbum. Antes, não acompanhava o trabalho da Colbie Caillat. Mas depois de ouvir "Fallin' for you", comecei a me interessar.
    Concordo com tudo que foi dito, exceto com a ideia de que "Running around" seja a mais fraca. Talvez seja a mais simples na produção, mas mantém o nível da maioria das outras.
    Espero que o álbum obtenha o sucesso que merece e que Colbie Caillat continue crescendo..

    ResponderExcluir
  2. A Colbie com esse cd simplesmente foi muito além. Esse cd é ótimo. Adorei a resenha. Concordei com a maioria do que foi citado. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Compartilhe esse Sound